Projeções Hidrológicas para Bacias Hidrográficas do Espírito Santo

Produto do Instituto de Estudos Climáticos (IEC) elaborado pelo hidrólogo Antônio Alves Meira Neto.

As figuras a seguir mostram as projeções do ciclo hidrológico projetadas para o fim do século para três bacias hidrográficas no estado do Espírito Santo. As bacias em destaque são a Bacia do Rio Doce, Bacia do Rio Itapemirim e Bacia do Rio São Mateus. Estas bacias foram escolhidas pois exemplificam os diferentes regimes hidrológicos observados no Espírito Santo, sendo o rio Itapemirim, localizado no Sul do estado, o mais úmido e o rio São Mateus, localizado no Norte do estado, o mais seco, além do Rio Doce, com comportamento intermediário. Podemos observar tal comportamento no painel superior, onde são exibidas as médias históricas (1980-2013) mensais de chuvas e vazões dos rios em milímetros por mês, além das temperaturas médias observadas.

No painel inferior, estão destacadas as projeções das médias mensais de temperatura e precipitação para o fim do século (2070-2010) para cada uma destas bacias. A projeções em destaque se referem aos cenários RCP 4.5 e RCP 8.5 do 5º Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC)1 e foram extraídas do modelo regional ETA2 aninhado ao modelo HADGEM-ES. Os resultados indicam uma forte redução da precipitação mensal ao longo de todo o ano para todas as bacias em questão, além do aumento das temperaturas mensais. É importante destacar que, ao contrário do período histórico, os painéis inferiores não exibem as vazões projetadas para os rios em questão, pois os modelos regionais possuem grande incerteza em relação a esta variável. Entretanto, é possível articular que tal combinação de baixas precipitações e altas temperaturas irá invariavelmente acarretar numa diminuição drástica da disponibilidade hídrica para as bacias em questão, impondo um grande desafio para a gestão de recursos hídricos do estado.

Referências

1. IPCC, 2014: Climate Change 2014: Synthesis Report. Contribution of Working Groups I, II and III to the Fifth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change [Core Writing Team, R.K. Pachauri and L.A. Meyer (eds.)]. IPCC, Geneva, Switzerland, 151 pp
  2. Chou, S.C, Lyra, A. , Mourão, C. , Dereczynski, C. , Pilotto, I. , Gomes, J. , Bustamante, J. , Tavares, P. , Silva, A. , Rodrigues, D. , Campos, D. , Chagas, D. , Sueiro, G. , Siqueira, G. , Nobre, P. and Marengo, J. (2014) Evaluation of the Eta Simulations Nested in Three Global Climate Models. American Journal of Climate Change, 3, 438-454. doi:10.4236/ajcc.2014.35039. http://www.scirp.org/journal/PaperInformation.aspx?PaperID=52887#.VakHg_lViko

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.