Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas do Espírito Santo
O Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas é um documento estratégico elaborado para identificar e planejar ações que promovam a capacidade adaptativa do estado frente aos impactos das mudanças climáticas. Este plano visa preparar o estado para enfrentar os desafios decorrentes de eventos climáticos extremos, como secas, enchentes, ondas de calor e elevação do nível do mar, além de mitigar os efeitos adversos que essas mudanças podem causar sobre a saúde pública, infraestrutura, agricultura, economia, segurança alimentar e biodiversidade. O principal objetivo de um Plano de Adaptação é reduzir a vulnerabilidade do estado aos riscos climáticos, promovendo ações preventivas e adaptativas que garantam a segurança e o bem-estar da população, bem como a sustentabilidade ambiental e econômica.
Para alcançar esses objetivos, o plano define ações práticas de adaptação que visam reduzir as vulnerabilidades identificadas, contemplando desde melhorias na infraestrutura e capacitação de gestores e servidores até o fortalecimento de práticas agrícolas resilientes e planejamento urbano sustentável. No Espírito Santo, diversas iniciativas e políticas públicas já estão em andamento, como o FundoCidadES, o PROESAN e o PEPDEC. Este Plano de Adaptação busca alinhar os esforços existentes, identificar lacunas e propor novas ações que aprimorem a capacidade do estado em responder às mudanças climáticas.
A versão atual do Plano representa o ponto de partida para a construção participativa de uma política abrangente de adaptação, envolvendo o governo, a academia, o setor privado e a sociedade civil.
Acesse no link abaixo o sumálrio executivo da primeira versão do plano (em português e inglês).