Webinário IEC-ES: Projeções de Mudanças Climáticas para o Espírito Santo

Com a finalidade de reduzir maiores riscos e impactos das mudanças climáticas o IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) com base em milhares de publicações científicas, vem sinalizando que o combate ao aquecimento global requer o atingimento das metas estabelecidas no Acordo de Paris de 2015 em manter o aquecimento do planeta abaixo de 2°C e mais ambiciosamente abaixo de 1,5°C. A temperatura média global observada à superfície devido à ação humana já subiu cerca de 1,1°C e torna-se um enorme e urgente desafio a ser enfrentado do nível global ao local. De fato, no Espírito Santo, observações mostram aquecimento em torno de 1°C. Nesta palestra serão avaliadas as observações e projeções de clima além dos impactos de eventos climáticos extremos observados e projetados para o estado do Espírito Santo a partir de diferentes cenários de mudanças climáticas.

Palavras-Chave: Cenários climáticos, Eventos Extremos, Desastras Naturais

Wagner R. Soares - é pesquisador do Instituto de Estudos Climáticos do Espírito Santo (IEC-ES), possuindo graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Pelotas (1995), mestrado em Meteorologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1998) e doutorado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2008). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: eventos climáticos e hidrológicos extremos na Amazônia, mudanças climáticas, modelagem climática, jato de baixo nível e transporte de umidade, Vulnerabilidades setoriais e avaliação de impactos de cenários climáticos.

Assista o webinário completo em: https://youtu.be/q8hEbSYLDQo

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.